Quantcast
Channel: Etec Trajano Camargo
Viewing all 111 articles
Browse latest View live

Febrace 2018

$
0
0

Entrem no vídeo no Youtube e deem like, isso contará como votos para o Professor Destaque Febrace 2018. Nossa Prof.ª Gislaine está entre 10 professores finalistas.

Venha visitar a 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e conhecer os melhores projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de colégios de todo o país!

A FEBRACE, este ano, ocorre nos dias 13, 14 e 15 de março no estacionamento da Escola Politécnica – USP: Av. Luciano Gualberto, Travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo – SP.

Para mais informações sobre a programação acesse o link:  febrace.org.br/programacao/

 

PROJETO SELECIONADO DA ETEC TRAJANO CAMARGO

DESENVOLVIMENTO DA TELHA ECOLÓGICA DE BAIXO CUSTO À BASE DO BAGAÇO DA LARANJA (CITRUS SINENSIS (L.) OSBECK), E A CARACTERIZAÇÃO DO SEU POTENCIAL DE APLICAÇÃO EM HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL (649)
Mariana Oliveira Costa Silva, Larissa Souza Galvão, JOSÉ RAIMUNDO GAIOSO DE OLIVEIRA (Orientador) E.E. Professor Gabriel Pozzi, LIMEIRA, SP ENG – 705 Civil Projeto da Feira: Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo

RECUPERAÇÃO DE COBRE E NÍQUEL DO LODO DAS INDÚSTRIAS DE FOLHEADOS PARA A PRODUÇÃO DE SAIS E ESTUDO DAS APLICAÇÕES (2216)
Vitória Ventura, Kaíque Gonçalves Ferreira, Elizandra Larissa da Silva, Gislaine Aparecida Barana Delbianco (Orientador) , Sérgio Delbianco Filho (Coorientador) Etec Trajano Camargo, LIMEIRA, SP ENG – 704 Química Projeto da Feira: V MOSTRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA INSTITUTO 3M

Projeto Selecionado da Etec Trajano Camargo

 

 


Curso de capacitação em Design Thinking

12ª Feteps – 2018

Etec Trajano Camargo é uma das vencedoras da 16ª Febrace

$
0
0

Projeto de recuperação de níquel e cobre levou sete prêmios | Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, ganhou o primeiro lugar na Categoria Engenharia da 16º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Com isso, os estudantes envolvidos no trabalho vão para os Estados Unidos representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF). O projeto Recuperação de níquel e cobre do lodo das indústrias de joias para a produção de sais e estudo das aplicações foi a estrela da premiação, levando, além do credenciamento para a ISEF, os prêmios Professor Destaque para a docente Gislaine Delbianco; da Associação dos Engenheiros Politécnicos da USP; Destaque Unidades da Federação; Fetec MS (credenciamento para feira e capacitação para professor – Gislaine Delbianco); e o 3º lugar do Destaque SBPC. A Etec de Monte Mor ficou em primeiro lugar na votação popular da Febrace, com o trabalho Película impermeabilizadora a base de materiais de difícil reutilização.

Ao todo, sete Etecs receberam 18 prêmios oficiais e paralelos. A Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, ganhou três reconhecimentos pelo projeto Cimento ósseo a partir da reciclagem de resíduos das indústrias coureira e pesqueiraHeliópolis, na Capital, foi agraciada duas vezes por Biofibra: telha ecológica de fibra de coco; também ganhou dois prêmios a Júlio de Mesquita, de Santo André, com Biopolímero a partir da farinha de arroz e sua aplicação como revestimento protetor de frutos; Bento Quirino, de Campinas, foi premiada com Robô hexápode de resgate; e Cônego José Bento, de Jacareí, com Produção de biofertilizante e análises cromatográficas do solo.

“Devemos muito às capacitações do Centro Paula Souza, que há muito tempo nos voltam para a pedagogia de projetos e nos incentivam a fazer coisas fora da caixinha”, afirma a professora Gislaine Delbianco, da Etec de Limeira. “Com isso, nossos alunos chegam sabendo que terão essa oportunidade de criar projetos, participar de feiras, concorrer a prêmios e realizar sonhos.”

A Febrace é organizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e reuniu neste ano 300 trabalhos de estudantes de todo o Brasil ao longo de três dias. A solenidade de premiação ocorreu na tarde desta sexta-feira, 16, no Anfiteatro do Centro de Difusão Internacional (CDI), na Cidade Universitária, na Capital. Os vencedores da mostra recebem credenciais para outras feiras nacionais e internacionais e apoio para continuar desenvolvendo suas pesquisas.

 

Etecs premiadas 

Limeira
Etec Trajano Camargo
Recuperação de níquel e cobre do lodo das indústrias de joias para a produção de sais e estudo das aplicações
– 1º lugar na Categoria Engenharia da Febrace
– Prêmio Intel ISEF
– Professor Destaque para Gislaine Delbianco
– 3º lugar Destaque SBPC
– Prêmio Destaque Unidades da Federação – Recuperação de Cobre e Níquel
– Associação dos Engenheiros Politécnicos da USP
– Prêmio Fetec MS (credenciamento para feira e capacitação para professor – Gislaine Delbianco)

Campinas
Etec Bento Quirino
Robô hexápode de resgate
– Prêmio 3M

Capital
Etec de Heliópolis
Biofibra: telha ecológica de fibra de coco
– 3º lugar na votação popular da Febrace
– Prêmio Revista InCiencia

Franca
Etec Professor Carmelino Corrêa
Cimento ósseo a partir da reciclagem de resíduos das indústrias coureira e pesqueira
– 4º lugar na Categoria Biológicas da Febrace
– Prêmio Abritec – Certificado de Incentivo à Pesquisa Tecnológica e Científica-
– Prêmio Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular
– Prêmio Fenecit – credencial para feira no Recife

Jacareí
Etec Cônego José Bento

Produção de biofertilizante e análises cromatográficas do solo
– 4º lugar na Categoria Ciências Agrárias da Febrace

Monte Mor
Etec de Monte Mor
Película impermeabilizadora a base de materiais de difícil reutilização
– 1º lugar na votação popular da Febrace

Santo André
Etec Júlio de Mesquita
Biopolímero a partir da farinha de arroz e sua aplicação como revestimento protetor de frutos
– 3º lugar na Categoria Ciências Exatas e da Terra da Febrace
– Prêmio Fenecit – credencial para feira tecnológica no Recife

http://www.cps.sp.gov.br/etec-de-limeira-ganha-premio-na-categoria-engenharia-da-16a-febrace/

Normas de Convivência

Aluno da Etec Trajano Camargo conclui minicurso de mecânica quântica na ICTP-SAIFR

$
0
0

O aluno Kaynan Rafael de O. Pompeu do 3º. Etim Química da Etec Trajano Camargo, concluiu o Minicurso para alunos do Ensino Médio: MECÂNICA QUÂNTICA, em setembro de 2018, no ICTP-SAIFR.
ICTP-SAIFR é um novo centro regional sul-americano de física teórica criado em 2011 através de uma colaboração entre: ICTP(Centro Internacional de Física Teórica) + UNESP(Universidade Estadual Paulista) + FAPESP(Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Localizado no campus do IFT-UNESP no centro de São Paulo, SAIFR traz físicos do mundo inteiro para compartilhar seus conhecimentos.
Por isso, é um grande orgulho o nosso aluno ter participado desse minicurso e ele só conseguiu a vaga devido à seus méritos durante as aulas. Parabéns Kaynan!

Premiação do 1º concurso de Charge e Poesia da biblioteca

Vestibulinho


OBA 2019 – Resultados – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

$
0
0

OBA-Resultado – 2019

Os alunos que se destacaram foram:

1o.GUILHERME CAVALCANTE BERNARDO– 3o Qui

2o.KAYNAN RAFAEL DE OLIVEIRA POMPEU– 3o Qui

3o.ICARO GABRIEL CARVALHO DOS SANTOS– 3o Qui

4o.GABRIEL HENRIQUE SILVA FULANETI– 3o Qui

5o.GABRIEL BARBOSA– 2o Adm e
KAREN TAUANY BARBOSA- 2o Evt

6o.NATHALIA HELENA DE ARAUJO – 3o Adm

7o.GABRIEL GNANN OLIVEIRA– 1o Adm

8o.ESTER RIBEIRO VIDIGAL– 2o Nut e
RAFAEL DOMINGUES MANOEL– 1o Mec

9o.ISABELLE CRISTINA SOUZA MOURA– 2o Evt

10o.ARTHUR SANTOS ARANTES– 2o Mec

Parabéns !!!
Profa. de Física: Maria Aparecida Campos Monaco
03/06/19

Física nas férias 2019

Etec Trajano Camargo desenvolve cera para proteger frutas

$
0
0

26 de julho de 2019

Você sabia que, de cada dez maças cultivadas, três vão parar no lixo? E que essa conta, divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, vale para a maioria dos alimentos in natura? Conscientes desses altos índices de perdas, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, pesquisaram novas tecnologias para aumentar a durabilidade das frutas e combater o desperdício. O resultado foi a criação de um revestimento plástico biodegradável e comestível, à base de produtos naturais que, aplicado sobre as frutas, ajuda a manter o frescor e retardar o processo de decomposição.

O projeto Longa vida às frutas é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma do terceiro ano do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio, que pesquisou três tipos de matérias-primas para a produção do bioplástico ou glaceante, nome que recebe essa técnica empregada para dar proteção e brilho às frutas. O TCC comparou tipos de película para definir qual é mais eficiente e viável comercialmente.

Nos testes para produção do revestimento foram utilizados extratos de cascas de laranja, maracujá e batata. Junto a essa película biodegradável e comestível foi aplicada uma camada de própolis da cera de abelha para aumentar a ação antibacteriana da película.

Os testes apontaram que o revestimento de própolis alcançou maior durabilidade se comparado ao bioplástico. A professora e orientadora do projeto, Gislaine Delbianco, explica que a aplicação da película derivada de extratos da casca de frutas e batata também funciona para atrasar o processo de perda, mas se mostra mais eficiente quando usada com o própolis, substância mais adequada como antibactericida natural.

A avaliação dos alunos é que o uso de películas protetoras pode ser uma solução e ainda trazer ganhos sociais e ambientais. De acordo com a pesquisa, toda a cadeia agroindustrial deve ser beneficiada: o produtor de mel, o varejo e as indústrias de citricultura, sucos e geleias, que podem dar novo uso aos resíduos da linha de produção.

O projeto de TCC da Etec Trajano Camargo está alinhado com as metas 3 e 12 do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que estabelecem a redução do desperdício de alimentos per capta e reduzir todas as perdas ao longo das cadeias de produção e abastecimento.

Clique aqui e veja a publicação desta matéria no site do Centro Paula Souza

Reportagem do portal G1 – Campinas e Região

Semana Técnica em Eventos 2019

Processo Seletivo 2019

$
0
0

 

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CADASTRO DE RESERVA

Inscrições: 14/08/2019 à 28/08/2019, no horário das 9h00 às 19h00.
Local: ETEC Trajano Camargo – Rua Tenente Belizário, 430, Centro, Limeira-SP.
 
A – PROCESSO Nº 104/01/2019 – Limeira (D.O.E de 13/08/2019, seção I, pag. 136)

  • Biologia (Base Nacional Comum/Ensino Médio)
  • Matemática (Base Nacional Comum/Ensino Médio)
  • EDITAL DE ABERTURA – Limeira
  •  
    B – PROCESSO Nº 104/02/2019 – Artur Nogueira (D.O.E de 13/08/2019, seção I, pag. 139)

  • Gestão de Transporte (Logística)
  • EDITAL DE ABERTURA – Artur Nogueira
  •  
    C – PROCESSO Nº 104/03/2019 – Cosmópolis (D.O.E de 14/08/2019, seção I, pag. 266)

  • Cálculos Financeiros (Administração)
  • Gestão Empresarial (Administração)
  • EDITAL DE ABERTURA – Cosmópolis
  •  

    Sarampo – Prevenção 2019

    $
    0
    0

    Comunicado do Centro Paula Souza sobre Campanha de Prevenção contra o Sarampo

    Temos acompanhado pela mídia a ampliação dos casos de Sarampo em nossas cidades e fazemos esta Campanha pedindo a todos que busquem às Unidades Básicas de Saúde para receber a vacina contra esta doença muito grave.

    Veja os calendários de todo o programa de vacinação brasileiro para que verifiquem se estão com a imunização contra as demais doenças em dia. Divulguem entre seus familiares e amigos.

    Veja os calendários e proteja sua saúde!

    Centro Paula Souza

    Workshop sobre religiões chega à 4ª edição no Trajano

    $
    0
    0

    Matéria do jornal Gazeta de Limeira – 25/08/2019 06:00
    Autor: Cintia Ferreira
    Confira o texto original clicando aqui.

    Alunos da Etec Trajano realizaram 4º workshop das religiões por aprendizado e uma cultura de paz

    A Escola Técnica (Etec) Trajano Camargo realiza na próxima sexta-feira, dia 30, mais uma edição do Workshop de Religiões – A interdisciplinaridade reverberando uma cultura de paz. O evento chega à 4ª edição e a comunidade é convidada a conhecer o workshop e refletir sobre o tema junto com os estudantes da escola.

    No dia 30, as atividades ocorrem das 14h às 16h e das 19h às 21h. A ação envolveu os alunos do 2º ano, que foram divididos em grupos. Os estudantes pesquisaram 25 religiões diferentes. O aprendizado adquirido pelos estudantes será apresentado ao público.

    De acordo com o professor de filosofia Roberson Marcomini, que coordena a ação, o principal objetivo é o conhecimento da religião do próximo e, consequentemente, o respeito com a fé do outro. “Ao conhecer o que é diferente, podemos abrir as portas para o pensamento. Há reportagens que mostram que têm crescido os atentados a terreiros e igrejas, o que ocorre a partir de uma falta de conhecimento da religião do outro. Queremos reforçar o respeito pela religião do próximo”.

    Ele diz que, devido a outras edições, a escola já encaminhou artigos para publicação em revistas do ramo. “Os alunos também manifestam que isso tem melhorado a vida deles porque aprendem a respeitar a religião do outro. O foco é proporcionar a reflexão e debate dos alunos”, disse.

    Em pesquisa de campo, alguns alunos visitaram as religiões de outras pessoas para conhecer as estruturas. A maioria são cristãs, mas também há religiões específicas da região e da pós-modernidade, como a cientologia. “É importante entender que não estamos sozinhos e a complexidade deve ser respeitada”, cita o professor. O trabalho tem o acompanhamento do Fórum Municipal Interreligioso de Limeira.

    SEM PRECONCEITO

    A justificativa, explica, se dá por acreditar que uma escola ativa deve trabalhar dentro e fora dos muros os questionamentos cotidianos. “Sabemos que o assunto intolerância religiosa é um problema no Brasil e no mundo. É preciso perseverar e acreditando que estamos no caminho certo. O inicio deste projeto teve o intuito de promover o respeito à alteridade, o conhecimento intercultural e assim contribuir para que sejam superadas as barreiras do preconceito e do desconhecimento que separam e geram estranhamento entre indivíduos e grupos sociais”.

    null


    Alunos do Trajano conscientizam sobre poluição do ribeirão Tatu

    $
    0
    0

    Autor: Cintia Ferreira (Gazeta de Limeira)

    Do terceiro ano do curso técnico de química, grupo fez o monitoramento das águas

    Alunos do terceiro ano do curso técnico de química integrado ao ensino médio, da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, têm realizado um trabalho de conscientização sobre a poluição do ribeirão Tatu. O projeto NanoLab tem como público-alvo outros estudantes da região.

    Estudantes do Trajano realizam conscientização sobre poluição de ribeirão

    De acordo com a equipe, o ribeirão está altamente contaminado por esgoto e dejetos industriais lançados nas águas de maneira inadequada. Como parte de seu projeto de pesquisa, o grupo fez o monitoramento das águas do ribeirão coletando cinco amostras, da nascente à foz.

    Para que essa experiência possa ser repetida por outros estudantes, os jovens criaram kits escolares para o teste de potabilidade. Com isso, até escolas que não têm laboratório podem realizar a atividade. Batizado como NanoLab, o mesmo nome do projeto, o kit contém cartilha, aplicativo para celular e site – esses dois últimos estão em fase de desenvolvimento.

    A equipe composta por Gabriel Fulanetti, Gabriel Rocha, João Barbosa, Kaynan Rafael de Oliveira Pompeu, Murilo Henrique Granso Pareja e Paulo José dos Santos receberam orientação e coorientação dos professores Gislaine Delbianco e Sérgio Delbianco e apoio das secretarias municipais de Meio Ambiente de Limeira e Cordeirópolis, município vizinho.

    “O kit é formado por componentes básicos, tendo em vista que itens mais complexos acarretariam alto custo. São vidrarias simples de laboratório, como erlenmeyers, béqueres e tubos de ensaio, entre outros”, explica Gabriel Rocha. “Os reagentes são de uso cotidiano, como vinagre e bicarbonato de sódio, que podem ser encontrados dentro de casa ou comprados facilmente.

    Coordenadora do curso de química, Gislaine destaca o apoio das prefeituras de Limeira e Cordeirópolis. “A carga poluidora do ribeirão irá diminuir muito com a inauguração da estação de tratamento de esgoto em Cordeirópolis. Existe um projeto muito bacana de recuperação das nascentes lá e os alunos foram até lá para plantar as árvores doadas por Limeira”.

    O sonho, diz ela, é a recuperação total da marginal Tatu e a criação de uma área em que as pessoas pudessem caminhar, usar bicicletas, assim como ocorre em Piracicaba.

    OFICINAS

    O grupo organizou oficinas, mostrando experimentos com o NanoLab, em duas escolas de ensino fundamental de Limeira, para cerca de 500 estudantes do 5º ao 9º ano. Outra ação foi a mediação do plantio de 500 mudas para reflorestamento da nascente da bacia hidrográfica, realizada em Cordeirópolis.

    Durante o restante do ano letivo de 2019, os jovens vão aprimorar o conteúdo do kit, focando no aplicativo. O contato com outras escolas para a realização de oficinas também está sendo feito. “Precisamos resgatar o respeito da população pelo ribeirão”, afirma Gabriel. “O kit é uma ferramenta prática de inclusão e um futuro produto comercial”.

    Confira a reportagem no site da Gazeta de Limeira clicando aqui.

    14a Feira de Projetos e Tecnologia – 2019

    Etec Trajano Camargo tem projeto finalista do desafio Criativos da Escola 2019

    $
    0
    0

    30/08/2019
    por Profa. Dra. Gislaine Ap. Barana Delbianco

    O projeto da Votorantim entitulado “Avaliação e reconstrução do Ribeirão Tatu promovendo a Educação Ambiental com kit de aulas práticas”, desenvolvido por alunos da Etec Trajano Camargo, foi um dos finalistas do desafio Criativos da Escola – 2019.

    Acompanhe a lista oficial clicando aqui!

    Dia do Administrador 2019

    $
    0
    0

    Nos dias 09 e 10 de Setembro, foi comemorado o Dia do Administrador na Etec Trajano Camargo. O evento contou com diversas dinâmicas, talk show com professores e quiz.

    Veja algumas das imagens do evento:

    Dia do Administrador 2019 #1
    Dia do Administrador 2019 #2
    Dia do Administrador 2019 #3
    Dia do Administrador 2019 #4
    Dia do Administrador 2019 #5
    Dia do Administrador 2019 #6
    Dia do Administrador 2019 #7
    Dia do Administrador 2019 #8
    Dia do Administrador 2019 #9
    Dia do Administrador 2019 #10
    Dia do Administrador 2019 #11
    Dia do Administrador 2019 #12
    Dia do Administrador 2019 #13
    Dia do Administrador 2019 #14
    Dia do Administrador 2019 #15
    Dia do Administrador 2019 #16
    Dia do Administrador 2019 #17
    Dia do Administrador 2019 #18
    Dia do Administrador 2019 #19
    Dia do Administrador 2019 #20
    Dia do Administrador 2019 #21
    Dia do Administrador 2019 #22

    OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) – 2019

    $
    0
    0

    A Etec Trajano Camargo teve alunos medalhistas (bronze) na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). São eles:

      GUILHERME CAVALCANTE BERNARDO – 3o. QUI
      ICARO GABRIEL CARVALHO DOS SANTOS – 3o. QUI
      KAYNAN RAFAEL DE OLIVEIRA POMPEU – 3o. QUI


    A Etec Trajano Camargo parabeniza a colaboração de todos os envolvidos em mais esta conquista!

    por: Profa. Maria Aparecida Campos Monaco

    Viewing all 111 articles
    Browse latest View live