Fonte: Site oficial da FEBRACE – acesse aqui!
https://febrace.org.br/virtual/2020/AGR/162/
Clique em Curtir até às 23h59 do dia 04 de abril de 2020 para votar em seu projeto favorito para o Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2020. Os resultados serão divulgados aqui na FEBRACE Virtual.
AGR162 – Apresentação de proposta para feirantes de produção de vegetais minimamente processados utilizando hortaliças não comercializadas em hortifrutigranjeiros
Sub-categoria: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Autoria: Maria Eduarda Fonseca Bendas
Orientação: Margarete Galzerano Francescato
Resumo
Realizada pesquisas sobre a Agenda 2030, verificou-se que o desperdício de alimentos e a produção de resíduos sólidos são preocupações recorrentes no mundo todo. Pesquisando sobre o desperdício de alimentos, soube-se que é evidente nos hortifrutigranjeiros, e neles encontram-se as feiras livres, comércios com significativa perda de alimentos, e um público pouco visto pela sociedade. Feita uma pesquisa de campo em uma feira livre da cidade, comprovou-se estes dados. A fim de diminuir estes prejuízos, analisou-se alternativas que contribuiriam para a redução do desperdício. Uma das técnicas utilizadas em alguns estabelecimentos de hortifrútis é o processamento mínimo, método que prolonga a vida de prateleira do produto. Com a solução encontrada, teve-se a ideia da criação de uma microempresa de minimamente processados com a intenção dos feirantes serem os empreendedores, uma vez que reutilizariam os vegetais descartados, mas que ainda possuem qualidades nutricionais e organolépticas para serem consumidos. Com isso, produziu-se fluxogramas e textos explicativos das etapas do processamento. Testou-se a eficácia dos mesmos através da preparação de duas hortaliças. Comprovando-se os métodos, viabilizou-se o negócio por meio da montagem do Bussines Model Canvas, mais conhecido como Modelo Canvas. Também elaborou-se planilhas dos equipamentos essenciais para a empresa, assim como o custo médio dos mesmos. Realizou-se o layout do ambiente ideal para a preparação dos minimamente processados. Formulou-se, por fim, um material informativo que apresentasse a proposta.
Palavras-chave: Desperdício, Empreendedorismo, Minimamente processados